O Fale Conosco é um canal de comunicação entre a Defensoria Pública do Estado do Amazonas e o cidadão, e tem como fim prestar informações gerais sobre os serviços da instituição, além de tirar dúvidas. O serviço não realiza agendamentos ou consultas processuais, e não fornece nomes, dados, nem informações específicas dos assistidos da DPE-AM.
COMO AGENDAR ATENDIMENTO
A forma de agendar atendimento na Defensoria Pública do Estado do Amazonas muda de acordo com o tipo de serviço. Verifique, abaixo, para qual área de atendimento você busca um agendamento e, em seguida, siga o passo a passo.
ÁREAS: SAÚDE, IDOSO, DIREITOS HUMANOS, REGISTROS PÚBLICOS, CÍVEL, FUNDIÁRIO, CONSUMIDOR.
Para agendar atendimento em Manaus, em uma dessas áreas, acesse a página: https://atendimento.defensoria.am.def.br/. Em seguida, clique em Agendar Atendimento e siga o passo a passo.
ÁREAS: FAMÍLIA (pensão, divórcio, guarda de paternidade, entre outras) e SUCESSÕES (transferência de posse de bens de um falecido para seus herdeiros).
Para agendar atendimento em Manaus, em uma dessas áreas, ou esclarecer suas dúvidas, você pode ligar para o Disk 129, caso resida em Manaus. Esse serviço por telefone é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Você também pode enviar mensagem via WhatsApp para o número (92) 98559-1599 para agendar seu atendimento. Informe que deseja ser atendido, escolha a opção que corresponde ao seu atendimento e siga o passo a passo. Logo após, aguarde a resposta.
ÁREAS: MULHER (atendimento especializado a mulheres vítimas de violência); INFÂNCIA E JUVENTUDE (defesa dos direitos de crianças e adolescentes)
Para agendar um atendimento no Núcleo Especializado na Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) ou no Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), envie uma mensagem por WhatsApp para o número (92) 98559-1599. Informe que deseja ser atendido e, em seguida, escolha a opção que corresponde ao seu atendimento. Logo após, aguarde a resposta.
ATENDIMENTO NO INTERIOR DO AMAZONAS
O agendamento dos serviços da Defensoria no interior do Amazonas funciona por meio do WhatsApp. Logo, se você busca atendimento fora da capital, envie mensagem para o número (92) 98559-1599 e clique na opção “Interior”. Em seguida, escolha qual serviço deseja e o Polo de Atendimento. Na sequência, basta seguir o passo a passo
CONSULTA DE PROCESSO EM MANAUS
Para obter informação sobre o andamento do seu processo, basta enviar mensagem por WhatsApp para o número (92) 98559-1599. Indique a opção “tenho um processo em andamento”. Em seguida, identifique em qual área está o seu processo e siga o passo a passo. A consulta é respondida por ordem de chegada. Caso você não saiba o número do processo, entre em contato com o Disk 129. O serviço por telefone funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
CONSULTA DE PROCESSO NO INTERIOR DO AMAZONAS
Para obter informação sobre o andamento do seu processo, também é necessário enviar mensagem por WhatsApp para o número (92) 98559-1599 e informar em qual município o seu processo foi iniciado. Em seguida, siga o passo a passo e aguarde a resposta, pois as mensagens são respondidas por ordem de chegada.
PLANTÃO DA DEFENSORIA
Se o seu caso for urgente, você pode realizar atendimento pelo Plantão da Defensoria. Casos urgentes são situações em que o direito foi violado há menos de um dia, ou há risco de vida. O Plantão funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento do Plantão ocorre das 8h às 18h. Você pode iniciar atendimento de forma presencial na sede da Defensoria, localizada na Avenida André Araújo, nº 679, no bairro Aleixo (ao lado da PMZ). O atendimento também pode ser iniciado via ligação telefônica para o número (92) 98436-1791 ou enviando mensagem por WhatsApp para o número (92) 98559-1599.
Endereço
Defensoria Pública do Estado do Amazonas
Sede Administrativa
Avenida André Araújo, nº 679 – Bairro Aleixo
CEP 69060-000 Manaus – Amazonas